ANJOS ConVida
Construção de percurso turístico e pedagógico dedicado à tradição da produção de banana nos Anjos. A obra proposta situa-se no Anjos, freguesia dos Canhas, e visa mostrar a arte de conquista e adaptação de terrenos inóspitos com vista à produção da banana da Madeira. Simultaneamente, este Percurso de Informação e Conhecimento resultará na melhoria das condições de trabalho e de segurança para os agricultores locais, para os trabalhadores de recolha da banana e contribuirá para a conservação dum lugar mágico da nossa ilha.
Propõe-se a construção dum percurso temático através duma levada e de uma vereda, por entre campos de cultivo de banana e muros em pedra tradicional, ladeado por uma vista soberba sobre o oceano que nos cerca. O percurso, com cerca de mil e quinhentos metros, terá painéis com imagens e descritivos sobre a tradição de construção dos terrenos agrícolas regionais, caracterizados pelos poios, muros em pedra, veredas e levadas, bem como, sobre a tradição de produção de banana.
O sítio dos Anjos, paraíso de poios arrumado entre furados magistosos, vive o antagonismo entre a falta de intervenção pública e o desenvolvimento promovido pelos locais. Passagem de eleição do turismo na região, conta já com uma unidade hoteleira e oferta de alojamento local.
O percurso Anjos ConVida resultará numa melhoria significativa da qualidade de vida dos agricultores locais, numa ação de conservação fundamental duma área de grande fragilidade, bem como, na oferta aos madeirenses e aos turistas duma experiência cultural e etnográfica em contexto natural.
O acesso ao percurso poderá ser gratuito ou pago (facto a definir posteriormente entre locais e entidades envolvidas), sendo que, deverá constituir a oportunidade criação de um fundo, administrado em parceria entre a Junta de Freguesia dos Canhas e representantes locais, destinado à manutenção, conservação e ampliação do percurso. Desta forma, os benefícios da iniciativa Percurso Anjos ConVida serão ampliados aos terrenos vizinhos, gerando-se um movimento de disseminação do impacto aos outros agricultores e proprietários locais, e promovendo o desenvolvimento de ações de conservação e desenvolvimento local sustentáveis.
A presente proposta representa um conjunto de proprietários de terrenos no sítio dos Anjos, que se vêm deparando com uma crescente degradação dos acessos e muros, o que vem dificultando o trabalho de cultivo e recolha dos produtos agrícolas. Como agravante, a existência de terrenos não cultivados na zona tem originado derrocadas que resultam no aumento da instabilidade dos terrenos contíguos e na perda, definitiva, do património territorial da Madeira. A intervenção necessária no local ultrapassou a capacidade de ação da Junta de Freguesia, impondo-se por isso, uma iniciativa criativa, multifacetada e sustentável. Urge intervir!
PERCURSO ANJOS ConVida
Percurso Anjos ConVida
Estado atual dos terrenos percurso Anjos ConVida
Partes em bom estado graças à intervenção dos locais (10% do percurso)
O que está a acontecer devido ao abandono… Derrocadas e consequente perda de território